Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Criando a primeira API | SW9

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Criando a primeira API | SW9

Olá Pessoal. Sejam Bem Vindos ao canal e blog SW9 (http://blog.sw9.com.br) ?

Tem muita coisa legal que eu gostaria de compartilhar sobre o STRAPI, portanto, fiquem atentos que os próximos episódios serão dedicados a ele. ?

Todo o conteúdo preparado durante esta imersão, vai fornecer todas as condições para utilizar o STRAPI nos seus projetos, trazendo segurança, facilidade de manutenção, escalabilidade e performance. Então você é o meu convidado a partir de agora para acompanhar esta nova forma de construir APIs.?

#O que vimos no episódio anterior?

No primeiro episódio desta série você teve o primeiro contato com o STRAPI e aprendeu a instalar os pré requisitos necessários, instalar o strapi cli e criar o primeiro projeto. Encerramos com a criação do login necessário para acesso ao painel admin fornecido pelo STRAPI. Você perdeu este conteúdo ?? Não se preocupe, segue o link para acessá-lo http://blog.sw9.com.br/2019/07/09/strapi-nodejs-cmf-nunca-foi-tao-facil-criar-uma-api-primeiros-passos/

#O que você vai aprender hoje?

Agora que o nosso projeto já foi criado, chegou o momento de acessar o painel admin do STRAPI para criarmos a nossa primeira API. Neste segundo episódio você vai aprender a criar os Content Types. O nosso objetivo é criar uma API de TODO (tarefas a fazer), e para isso criaremos dois Content Types, um para representar as tarefas e outro para o status de cada tarefa.

#Content Type?

O STRAPI é orientado a Content Types. Sem a criação de pelo menos um Content Type, não existe API. Na verdade, o Content Type é uma collection que pode conter um ou mais campos/propriedades.

Na aula em vídeo você vai acompanhar passo a passo a criação e configuração destes dois Content Types.

#Antes de criar os Content Types

Uma recomendação ao criar cada Contet Type, é nomear estas estruturas usando temos no singular, já que após a criação, o STRAPI vai transformar este nome para que fique no plural. Então, se criarmos um Content Type chamado [tarefa], o STRAPI vai converter para [tarefas].

#Criando a coleção de tarefas?

A partir da área admin, vamos criar o nosso primeiro Content Type chamado de tarefa. Após definir o nome da coleção, o STRAPI exibe uma lista de tipos de campos que podemos agregar na nossa coleção. No nosso caso vamos criar 4 campos na seguinte ordem: título da tarefa, data de início, data de conclusão e descrição. Durante esta etapa você vai ter a oportunidade de definir de cada um destes campos é obrigatório, único e o valor padrão caso seja necessário.

Criada a coleção chamada tarefa, vamos avançar para a criação de nossa próxima coleção.

#Criando a coleção de status?

Para a coleção de status, vamos considerar um único campo chamado [nome] do tipo String, e na sequencia confirmar a criação.

#Criando uma associação entre tarefa e status?

Com as duas coleções criadas, precisamos estabelecer um relacionamento entre elas, já que uma tarefa deve ter um, e somente um status associado. Para configurar este relacionamento, devemos editar a coleção [Status] para adicionar um novo campo do tipo [Relação] que possui um ícone no formato de uma corrente. Ao criar este relacionamento você deve escolher a opção 1:n, que é o mesmo que dizer: um mesmo status pode pertencer a mais de uma tarefa.

Após a configuração, basta confirmar a alteração e agora o vínculo entre as duas coleções está firmado.

#O que ocorre após a criação destas estruturas?

Após a criação e configuração de nossas coleções, o STRAPI cria automaticamente os endpoints necessários (gravar, editar, excluir, listar, pesquisar por id, etc) e os publica para que seja possível consumir a nossa API a partir de qualquer outra aplicação/integração.

#Criando conteúdo

Já pensando que nos próximos episódios você vai aprender a gerenciar as permissões de acesso e a consumir a API que acabamos de criar, a última tarefa que faremos neste segundo episódio é criar conteúdo usando o próprio painel Admin. Você vai acompanhar a criação de 3 status e na sequencia de 2 tarefas que usaremos como base para chamar os endpoints de pesquisa.

#Hora de assistir ao vídeo

Chegou o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. ?? ??‍♂️ ?‍♀️

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No episódio de hoje [STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Criando a primeira API | SW9], você aprendeu a criar Content Types, que nada mais são do que Collections. Criamos dois Content Types [tarefa] e [status], e configuramos um relacionamento 1:n entre eles. Na sequencia, criamos conteúdo para elas, e encerramos passando uma visão geral das configurações disponíveis na opção de gestão de conteúdo.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Link do vídeo: https://youtu.be/RVuMjzdktQM

Playlist Icon Animation: https://www.youtube.com/watch?v=9pWK8YVWYlU&list=PLtluGZbI5ESgzeLrEN4zayQ1PbwawR216

PlayList Mega Série HTML5: https://www.youtube.com/watch?v=D-XN-miEwP0&list=PLtluGZbI5ESj8XWTJcJmrVW6Q_tCi7uR8

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?