Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Icon Animation | Como animar ícones usando Font Awesome e Javascript Nativo? | SW9

Icon Animation | Como animar ícones usando Font Awesome e Javascript Nativo? | SW9

Olá Pessoal. Sejam Bem Vindos ao canal e blog SW9 (http://blog.sw9.com.br) ?

#O que veremos na aula de hoje?

Vou apresentar uma técnica simples e bem prática, para quem está procurando uma forma de criar ícones animados em projetos web ou aplicações híbridas ?

Combinaremos a biblioteca de ícones chamada Font Awesome com Javascript Puro para produzir as animações.

#Introdução

Alguma vez você precisou utilizar algum ícone animado em seu projeto web? Já faz algum tempo que esta prática é bem comum, e que, se usado na medida certa, eleva a experiência de seu usuário.

Foi pensando nisso, que decidi compartilhar algumas técnicas para animar ícones.

#Antes de começar

O projeto que criaremos nesta AULA está disponível na minha área de downloads. Para acessá-la é bem simples, basta clicar no link a seguir http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/, informar o seu melhor e-mail e na sequência você receberá o acesso para fazer download deste projeto e de muitos outros.

Portanto, não deixem de acessar a área de downloads e bons estudos. ?

Ah, caso tenha algum problema para receber o link via e-mail, por favor entrem em contato comigo. ?

#Porque e onde devemos usar ícones animados?

Desde o surgimento da Internet até hoje, muita coisa mudou, vários padrões surgiram, outros, por sua vez, caíram por terra. Independente destas mudanças, na minha opinião, o objetivo principal não mudou: a busca incessante por público, visualizações, cliques e experiência do usuário.

Uma das formas de aproximar o usuário e proporcionar uma experiência diferenciada, é utilizar recursos visuais atrativos e funcionais para o público. É neste contexto que o uso de ícones animados entra em campo. ⚽

Mas onde podemos usar ícones animados? Em que situação eles fazem sentido? A minha sugestão é utilizar ícones animados em três situações:

1- Page loader – durante a transição de uma página podemos utilizar uma animação;

2- Dentro de um formulário, fazendo parte de botões;

3- Durante uma requisição Ajax: para indicar que a requisição está em andamento.

#Não exagere na dose!!!

Agora pare e pense ✋ É altamente recomendado usar ícones animados em seu projeto, mas use com moderação. O uso exagerado pode trazer o efeito contrário para o seu projeto.

Afinal de contas você não vai querer que seu projeto vire uma árvore de natal. ? Use na medida certa e tenha sucesso.

#Alternativas para produzir animação

Existem inúmeras alternativas para produzir animação, especialmente animação de ícones. No entanto, abordarei este tema apresentando duas técnicas simples, rápidas e com excelentes resultados.

Nesta primeira AULA abordaremos uma técnica de animação de ícones usando Font Awesome e Javascript Nativo, já na segunda AULA você vai aprender a animar ícones utilizando Font Awesome e CSS3 animation.

#Qual será o nosso projeto?

Na aula prática, você vai acompanhar passo a passo a criação de duas animações. Uma animação para simular o carregamento de uma bateria de celular/notebook e outra simulando a abertura de um envelope.

Se você está gostando da AULA de hoje, não deixe de compartilhar com seus amigos usando as redes sociais de sua preferência.

#Apresentando a biblioteca de ícones Font Awesome

Um dos pré-requisitos para a construção do projeto é instalar a biblioteca de ícones Font Awesome. Esta biblioteca é uma das mais completas do mercado e possui inúmeros recursos. Durante a AULA eu vou explicar o básico que você precisa para conseguir utilizá-la.

Mas eu só consigo criar animações usando esta biblioteca de ícones Font Awesome? A resposta é não. Você pode aplicar esta técnica usando outras bibliotecas.

Dica: depois de assistir esta AULA e construir o projeto junto comigo, que tal tentar aplicar o que aprendeu usando outra biblioteca de ícones? Depois, se quiser,

poste seu comentário aqui. ?

#Entrando em campo o Javascript

Mas só a biblioteca Font Awesome não é suficiente para o nosso projeto. Neste momento entra em campo o Javascript. Vamos usar duas funções temporizadoras que fazem parte do JS, são elas setTimeout e setInterval.

#Temporizadores SetTimeout e SetInterval

Para chegar ao resultado esperado, vamos usar o setTimeout para transição entre os quadros (diferentes ícones que fazem parte da mesma animação) e a função setInterval para repetir a mesma animação a cada x segundos.

Simples assim. ?

#Compatibilidade

Parando para pensar na compatibilidade desta técnica frente aos navegadores, não se preocupe. As suas animações vão funcionar normalmente, exceto se o navegador estiver com o Javascript desativado rsrs ?

#Sua imaginação é o limite

A única limitação que poderemos enfrentar é a nossa própria imaginação e criatividade. Portanto, vamos exercitar a nossa imaginação. ???

#Hora de assistir ao vídeo

Chegou o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Go Go Go

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

Na aula de hoje [Icon Animation | Como animar ícones usando Font Awesome e Javascript Nativo? | SW9], você aprendeu a criar animações de ícones utilizando uma técnica simples e rápida, combinando a biblioteca Font Awesome e Javascript Nativo.

Está disponível na minha área de downloads o projeto que criamos em conjunto. Para acessá-lo basta clicar no link a seguir http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/, informar um e-mail válido e automaticamente receberá as instruções para acesso.

Dentro da minha área de Downloads, procure pela pasta ANIMACAO/ICONE/JAVASCRIPT. O resto é com vocês :-)

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Link do vídeo: https://youtu.be/9pWK8YVWYlU

PlayList Cloud 9: https://goo.gl/7aQbD6

PlayList Mega Série HTML5: https://www.youtube.com/watch?v=D-XN-miEwP0&list=PLtluGZbI5ESj8XWTJcJmrVW6Q_tCi7uR8

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?