Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Local Web Server | Usando o Chrome como servidor web local | Alternativa 2 | SW9

Local Web Server | Usando o Chrome como servidor web local | Alternativa 2 | SW9

Olá a todos. Sejam bem-vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br).

#O que vimos na aula passada?

Na AULA passada, eu expliquei passo a passo como podemos configurar e usar um recurso nativo do navegador Google Chrome para transformá-lo em um poderoso servidor web local (Local Web Server), com a proposta de hospedar nossos projetos desenvolvidos em HTML, CSS e JS.

As perguntas a seguir foram respondidas nesta AULA: É possível criar um servidor web local de forma simples e rápida? Quais as formas de ativar um servidor web local usando o Google Chrome? Quais as principais características do recurso nativo do Google Chrome possui?

Você perdeu esta AULA? Não se preocupe, segue o link a seguir: [http://blog.sw9.com.br/2019/04/23/local-web-server-usando-o-chrome-como-servidor-web-local-1-sw9].

#O que veremos nesta aula?

O objetivo nesta AULA é explicar passo a passo como podemos configurar e usar uma extensão disponível para o navegador Google Chrome, que tem como função transformá-lo em um poderoso servidor web local (Local Web Server). Com este servidor web local instalado e configurado, será possível hospedar e publicar nossos projetos desenvolvidos em HTML, CSS e JS.

As perguntas a seguir serão respondidas nesta AULA: É possível criar um servidor web local de forma simples e rápida? Quais as formas de ativar um servidor web local usando o Google Chrome? Quais os principais recursos que esta extensão possui?

#É possível criar um servidor web local de forma simples e rápida?

A resposta é sim. É possível criar um servidor web local de forma simples e rápida, que nos permita hospedar páginas que usam a stack [HTML, CSS e JS].

Eu sei que vocês vão me dizer: Paulo, mas já existem várias soluções para isso, desde pacotes disponíveis no npm, recursos nativos incorporados a frameworks, etc. Sim, vocês estão corretos, mas o que quero compartilhar com vocês, é uma forma que conheci recentemente, e só precisamos do navegador Google Chrome para isso.

Usando apenas o navegador, será possível publicar suas páginas com o objetivo de testar, apresentar o projeto para alguém, etc.

Se você está gostando da AULA de hoje, não deixe de compartilhar com seus amigos usando as redes sociais de sua preferência.

#Quais as formas de ativar um servidor web local usando o Google Chrome?

Eu aprendi duas formas de usar o navegador Google Chrome como um servidor web local. Na primeira AULA, eu apresentei o recurso nativo incorporado do Chrome, e nesta AULA eu explico a segunda alternativa: usar uma extensão disponível no Chrome Web Store, que com poucas configurações, vai transformar seu navegador em um Local Web Server.

#Localizando e instalando a extensão

Para localizar a extensão, basta você entrar no Chrome Web Store e digitar [Web Server for Chrome]. Para facilitar as coisas, eu compartilho com vocês o link direto para instalar a extensão:

https://chrome.google.com/webstore/detail/web-server-for-chrome/ofhbbkphhbklhfoeikjpcbhemlocgigb/related

Com a página da extensão aberta, chegou a hora de instalá-la no seu navegador. O processo é bem simples e rápido, basta clicar no botão azul [Usar no Chrome], localizado no canto superior direito da página, aguardar alguns segundos e pronto 😀

Aguardem, que no vídeo explicarei passo a passo este procedimento e, na sequência, a configuração e recursos disponíveis nesta extensão.

#Quais os principais recursos disponíveis nesta extensão do Google Chrome?

Diferente do que vimos no recurso nativo, a extensão [Web Server for Chrome] abre uma página onde é possível configurar uma série de recursos, selecionar o diretório [DocumentoRoot] e um botão para iniciar/parar o servidor.

Seguem alguns recursos disponíveis nesta extensão:

1- Configuração de porta: por padrão, a extensão usa a url [http://localhost:porta] ao iniciar o servidor web local. Na opção de configuração de porta, é possível definir uma porta de sua preferência;

2- Opção [Accessible on local Network]: ativando esta opção, qualquer computador de sua rede pode acessar a url e o projeto publicado. Também existe a opção [Also on Internet], que vai exigir uma configuração adicional na rede para expor a nossa URL na internet;

3- Parar e iniciar o servidor web local: existe um botão do tipo toggle, que possibilita a ativação/desativação do servidor web local;

4- Exibir automaticamente a página index.html: ativando esta opção, o navegador vai tentar localizar a página index.html dentro do projeto publicado e renderizá-la automaticamente. Caso esta opção esteja desmarcada, ao digitar a url publicada, o navegador vai listar todos os arquivos e pastas existentes no [DocumentRoot];

5- Rodar em background: é possível configurar o servidor web local para permanecer rodando em background.

Também vale a pena vocês experimentarem algumas opções avançadas disponibilizadas por esta extensão, como por exemplo: [Allow File Upload], [Enable Mod-Rewrite], etc.

Legal né 😀

#O que veremos no vídeo de Hoje

Agora é o momento de aplicarmos, na prática, o que vimos na teoria.

Eu vou explicar todo o procedimento para tornar o Google Chrome um Servidor Web Local usando a extensão [Web Server for Chrome]. Usarei o mesmo projeto da AULA anterior (projeto Javascript Debugging) para publicá-lo no servidor web local e apresentar as principais características disponíveis nesta extensão.

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

Na aula de hoje [Local Web Server | Usando o Chrome como servidor web local | Alternativa 2 | SW9], você aprendeu a configurar e usar um servidor web local, com uma extensão baixada do Chrome Web Store. Com este servidor web local, você terá condições de publicar seus projetos (HTML, CSS e JS) com o objetivo de testar, apresentar o projeto para outras pessoas, etc.

Está disponível na minha área de downloads o projeto que usamos nesta AULA. Para acessá-lo basta clicar no link a seguir http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/, informar um e-mail válido e automaticamente receberá as instruções para acesso.

Dentro da minha área de Downloads, procure pela pasta JAVASCRIPT/DEBUG. O resto é com vocês :-)

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Link do vídeo: https://youtu.be/C_hY_Bibbws

PlayList Cloud 9: https://goo.gl/7aQbD6

PlayList Mega Série HTML5: https://www.youtube.com/watch?v=D-XN-miEwP0&list=PLtluGZbI5ESj8XWTJcJmrVW6Q_tCi7uR8

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?