Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Usando MongoDB | SW9

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Usando MongoDB | SW9

Olá Pessoal. Sejam Bem Vindos ao canal e blog SW9 (http://blog.sw9.com.br) ?

Tem muita coisa legal que eu gostaria de compartilhar sobre o STRAPI, portanto, fiquem atentos que os próximos episódios serão dedicados a ele. ?

Todo o conteúdo preparado durante esta imersão, vai fornecer todas as condições para utilizar o STRAPI nos seus projetos, trazendo segurança, facilidade de manutenção, escalabilidade e performance. Então você é o meu convidado a partir de agora para acompanhar esta nova forma de construir APIs.?

#O que vimos no episódio anterior?

No sexto episódio da série, você aprendeu a ativar o plugin de documentação baseado no Swagger UI e navegar pela documentação que foi gerada automaticamente. Você perdeu este conteúdo ?? Não se preocupe, segue o link para acessá-lo http://blog.sw9.com.br/2019/08/22/strapi-nodejs-cmf-nunca-foi-tao-facil-criar-uma-api-documentacao-sw9/

#O que você vai aprender hoje?

Você vai aprender a criar um projeto STRAPI conectado com banco de dados MongoDB.

#Pré-requisitos?

O primeiro passo para criar um projeto STRAPI já conectado ao MongoDB, é instalar o banco de dados MongoDB no seu ambiente local, isto porque vamos trabalhar em um ambiente local, que será nosso ambiente de desenvolvimento. Quando partirmos para os episódios de publicação em produção, vamos abordar o uso e configuração do MongoDB na nuvem, serviço chamado MongoDB Atlas.

Para instalar o MongoDB localmente, devemos acessar o link https://www.mongodb.com/download-center/community e baixar a versão Community Server.

#Instalando o MongoDB

Ao finalizar o download, você deve dar um duplo click no instalador, para que a instalação seja iniciada e, em poucos cliques, o seu MongoDB será instalado.

Com a instalação finalizada, o próximo passo é executar o arquivo mongod.exe que fica localizado dentro da pasta [bin] de instalação do mongoDB, e aguardar a instância do banco de dados ser iniciada.

? Aqui vai uma dica importante: caso seja exibido um erro durante a subida da instância, na grande maioria das vezes, isso ocorre porque não foi criado o diretório data\db ?. Neste caso, você precisa criar a pasta data\db em sua unidade de disco local e executar novamente o comando mongod.exe. Pronto, sua instância está em execução.  ?

#Criando o projeto Strapi

Com o MongoDB instalado e em execução, chegou o momento de criarmos o nosso projeto STRAPI. Você deve selecionar uma pasta de sua preferência e, via prompt de comando, digitar strapi new [nome do projeto]. Mas muita atenção, porque desta vez não usaremos a flag –quickstart (assume que o banco dados padrão será o SQLite), como fizemos no começo desta série. Ao digitar o comando strapi new [nome do projeto], será possível ter a flexibilidade para escolher o bando de dados de sua preferência.

Durante o setup, o STRAPI vai fazer algumas perguntas, como por exemplo: qual o banco de dados deseja usar, porta padrão, login e senha, etc. Para o uso do MongoDB, basta manter todas as respostas sugeridas pelo próprio setup e aguardar o STRAPI instalar as dependências necessárias, fazer o teste de conectividade com o banco de dados MongoDB e pronto, você já pode usar o comando strapi develop para iniciar o STRAPI.

#Localizando o arquivo de configuração do Banco de Dados

Após o setup do projeto e instalação de todas as dependências, agora você pode rodar o strapi e criar as suas APIs fazendo uso do banco de dados MongoDB.

Para visualizar a configuração de conexão com o banco de dados, você possui duas alternativas:

A primeira delas, é consultar a configuração via painel admin do Strapi, acessando o menu [Geral] –> [Configurações] –> [Banco de Dados]

A segunda opção é acessar a estrutura de diretórios do projeto e localizar a pasta config –> environments. Na sequencia, clicar no ambiente correspondente (development, production ou staging) e abrir o arquivo database.json.

Bem prático e rápido. Você não acha? ???

#Hora de assistir ao vídeo

Chegou o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. ?? ??‍♂️ ?‍♀️

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No episódio de hoje [STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Usando MongoDB | SW9], você aprendeu a configurar o STRAPI para usar o banco de dados Mongo DB.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Post: http://blog.sw9.com.br/2019/09/10/strapi-nodejs-cmf-nunca-foi-tao-facil-criar-uma-api-usando-mongo-db-sw9

Link do vídeo: https://youtu.be/F50Vr4Oh5Rk

Playlist Ferramentas de Teste de API: https://www.youtube.com/watch?v=9GAl1nlNcbo&list=PLtluGZbI5ESiFrDDnKmwJNdrKZKI-hECj

PlayList Mega Série HTML5: https://www.youtube.com/watch?v=D-XN-miEwP0&list=PLtluGZbI5ESj8XWTJcJmrVW6Q_tCi7uR8

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?