Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Rate Limit? | SW9

STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Rate Limit? | SW9

Olá Pessoal. Sejam Bem Vindos ao canal e blog SW9 (http://blog.sw9.com.br) ?

Tem muita coisa legal que eu gostaria de compartilhar sobre o STRAPI, portanto, fiquem atentos que os próximos episódios serão dedicados a ele. ?

Todo o conteúdo preparado durante esta imersão, vai fornecer todas as condições para utilizar o STRAPI nos seus projetos, trazendo segurança, facilidade de manutenção, escalabilidade e performance. Então você é o meu convidado a partir de agora para acompanhar esta nova forma de construir APIs.?

#O que vimos no episódio anterior?

No quarto episódio da série, você aprendeu a fazer chamadas públicas e autenticadas na API que criamos para gerenciar tarefas. Para testar as chamadas, usamos a ferramenta Restlet Client. Você perdeu este conteúdo ?? Não se preocupe, segue o link para acessá-lo http://blog.sw9.com.br/2019/07/25/strapi-nodejs-cmf-nunca-foi-tao-facil-criar-uma-api-sw9/

#O que você vai aprender hoje?

Agora você vai ter contato com um recurso interessante que pode ser configurado para cada endpoint via área admin do STRAPI. O recurso é chamado de Rate Limit (taxa limite), que dentro do contexto de APIs, tem por objetivo controlar o número máximo de requisições que podemos fazer a um determinado endpoint, a cada (x) minutos.

Este recurso é útil para não sobrecarregar a sua API com uma quantidade excessiva de chamadas, podendo comprometer a sua infraestrutura e performance da API. Outro fator importante, é evitar que robôs façam chamadas em larga escala, já que será imposto o mesmo limite de requisições a cada intervalo.

#Ativando o Rate Limit

O uso do recurso Rate Limit é orientado a endpoint, ou seja, para cada endpoint você pode ou não ativar este recurso. Para o nosso projeto, vamos ativar o Rate Limit apenas para o endpoint [Count], que corresponde ao Content Type [Tarefas]. Este endpoint é responsável por trazer a quantidade total de tarefas cadastradas em nossa base de dados.

Para fazer a ativação é bem simples, já que podemos seguir este procedimento pela própria área admin do STRAPI ?. Em primeiro lugar, devemos clicar na opção de menu [Papéis e Permissões], selecionar o perfil desejado, clicar no ícone de engrenagem ao lado do nome do endpoint, e você vai visualizar um dropdown, do lado direito da página, contendo a opção ratelimit. Pronto, é só selecionar a opção e clicar no botão [Salvar].

#Acessando um Endpoint com Rate Limit ativado

Após a configuração do endpoint [Count] para usar o Rate Limit, chegou a hora de fazermos um teste de requisição para observar o comportamento deste recurso em ação. Vamos continuar usando a ferramenta Restlet Client para isso, seguindo as mesmas orientações compartilhadas no episódio passado, para que seja possível fazer uma requisição ao endpoint [Count].

Após a primeira requisição, será possível observar no cabeçalho de retorno da requisição HTTP, 3 novos parâmetros, que correspondem ao recurso Rate Limit. São eles:

1- X-RateLimit-Limit: número máximo de requisições permitidas por minuto;

2- X-RateLimit-Remaining: número de requisições restantes dentro da mesma janela de tempo;

3- X-RateLimit-Reset: tempo restante para zerar o contador de requisições e iniciar uma nova janela.

Por padrão, o limite imposto já vem configurado como 10 requisições por minuto. Se fizermos mais de 10 requisições antes de completar 1 mesmo minuto, o código de status de resposta da requisição será 429 – Too many attempts, please try again in a minute. ?

Mas não se preocupe ?. Vou demonstrar essas chamadas e o comportamento do Rate Limit no vídeo de hoje. ✌️

#Hora de assistir ao vídeo

Chegou o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. ?? ??‍♂️ ?‍♀️

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No episódio de hoje [STRAPI NODEJS CMF | Nunca foi tão fácil criar uma API | Rate Limit? | SW9], você aprendeu para que serve o recurso Rate Limit, como ativá-lo em um endpoint, e como acompanhar o comportamento dele a cada requisição.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Link do vídeo: https://youtu.be/tUTmCvtd91E

Playlist Ferramentas de Teste de API: https://www.youtube.com/watch?v=9GAl1nlNcbo&list=PLtluGZbI5ESiFrDDnKmwJNdrKZKI-hECj

PlayList Mega Série HTML5: https://www.youtube.com/watch?v=D-XN-miEwP0&list=PLtluGZbI5ESj8XWTJcJmrVW6Q_tCi7uR8

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?