Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Ferramentas para Desenvolvedor Web | Conheça o [CAN I USE?] | SW9

Ferramentas para Desenvolvedor Web | Conheça o [CAN I USE?] | SW9

Olá a todos. Sejam bem-vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br)

Hoje eu vou apresentar uma ferramenta que conheci recentemente e que será bem útil para aqueles que trabalham com projetos web.

O que veremos?

Se você é um desenvolvedor web iniciante ou não, é comum termos a nossa caixa de ferramentas.  Chamo esta caixa de ferramentas como ‘cinto de utilidades’, que contém uma série de ferramentas, serviços web que tem com objetivo facilitar o nosso dia a dia como desenvolvedor.

É nesse sentido, que durante os meus estudos encontrei uma ferramenta que me ajudou muito e com com certeza vai ajudar todos vocês.

O nome da ferramenta é [CAN I USE?], isso mesmo [CAN I USE?].  Posso dizer que esta é uma das ferramentas para desenvolvedor web que achei mais útil

nestes últimos meses.

Objetivo da ferramenta

O principal objetivo da ferramenta online é verificar se uma determinada tecnologia web é compatível com os navegadores disponíveis no mercado.

Com base nos resultados de compatibilidade, poderemos definir se uma determinada tecnologia web pode ou não (é recomendada ou não) ser utilizada em nosso projeto web.

Bom, mas vamos a um exemplo prático:

Imagine que, para nosso projeto web, será mecessário criar um mecanismo de notificação aos usuários.  Com base nesta necesidade, começamos uma pesquisa e identificamos que o recurso ‘Web Notifications’ poderia ser usado em nosso projeto.  Mas será que isso é realmente verdade? Deveríamos simplesmente encontrar o recurso tenológico e simplesmente usá-lo sem fazer nenhuma outra consulta? Depois que conheci a ferramenta [CAN I USE?], a resposta é ‘NÃO’.   Antes de tomar a decisão de aprovar o uso de uma tecnologia web, eu recomendo que você faça uma consulta nesta ferramenta.

Para validar qual seria o melhor caminho para o nosso projeto web, podemos acessar a ferramenta [CAN I USE?] e verificar qual a compatibilidade deste recurso ‘Web Notifications’ com relação aos navegadores disponíveis no mercado.

Se, por exemplo, o seu projeto web precisa ser compatível com o IE 11 e o resultado retornado pela ferramenta for negativo, ou seja, o recurso ‘Web Notifications’ não é compatível com o navegador IE 11, isso nos leva a conclusão que não deveremos usar esta tecnologia para criar nosso mecanismo de notificação aos usuários.   Caberá a você ou ao time que trabablha neste projeto, retomar as pesquisas em busca de uma outra biblioteca ou API que servirá como base para implantação das notificações.

Bom, mas este é apenas um exemplo.  Podemos usar esta ferramenta [CAN I USE?], para pesquisar a compatibilidade de qualquer recurso/tecnologia web voltada para Front-End.

Quer saber mais sobre esta ferramenta? No vídeo acima eu apresento os principais recursos e realizo um teste com as tecnologia ‘Web Notifications’  e ‘Console API’.  Se eu fosse você, não perderia isso por nada :-)

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No Post de hoje, vocês conheceram a ferramenta [CAN I USE?]. Ela vai nos auxiliar no processo de teste de compatibilidade entre Tecnologias Web Vs Navegadores

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Bom divertimento :-)

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

CAN I USE: https://caniuse.com/

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/4BxKZnYOeyc

Parceria: https://www.tubebuddy.com/pricing?a=sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?