Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Ferramentas para teste Responsivo | Série Top 5 | Google Chrome | SW9

Ferramentas para teste Responsivo | Série Top 5 | Google Chrome | SW9

Olá a todos. Sejam bem-vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br)

Hoje darei início a uma nova série de vídeos para apresentar 5 ferramentas para testes responsivos.  Eu apresentarei uma ferramenta por vídeo, totalizando 5 vídeos no formato laboratório.

Projeto Responsivo?

Mas por que realizar testes responsivos em um site ou aplicação web?  Por que o uso de ferramentas para teste responsivo é importante? Quais os benefícios em preparar o meu site ou aplicação web para ser o mais responsivo possível?

Antes de responder estas questões, primeiro precisamos saber o que significa [Ser Responsivo], quando lidamos com um site ou aplicação web.  Basicamente, ser responsivo é responder bem e de forma adequada aos vários dispositivos que usamos em nosso dia a dia. Responder de forma fluída e sem quebra de layout, independente do dispositivo que estamos usando no momento.

Bom, agora temos condições de responder as perguntas feitas no início do Post. Então vamos lá:

1- Por que realizar testes responsivos em um site ou aplicação web? O principal objetivo é validar se o seu projeto responde bem aos diferentes dispositivos.  Se o browser vai exibir o seu projeto de forma fluida e sem quebra de layout, independente do dispositivo, seja ele um celular, tablet, PC, Notebook, etc.  Durante os testes podemos identificar se existe algo de errado e podemos atuar na resolução de forma antecipada, durante o andamento do projeto.

2- Por que o uso de ferramentas para teste responsivo é importante? Já vimos que realizar testes responsivos é importante.  Mas, como fazer estes testes de forma profissional e trazendo os resultados esperados com qualidade e no menor tempo possível? A resposta é: usando uma ferramenta para realização destes testes.  Existem inúmeras ferramentas com este objetivo, e aqui nesta série, eu vou mencionar 5 ferramentas que conheço.

3- Quais os benefícios em preparar o meu site ou aplicação web para ser o mais responsivo possível? Eu particularmente só vejo benefícios.  Podemos ter benefícios relacionados com SEO, melhor experiência do usuário, mais profissionalismo em seus projetos e maiores possibilidades de conseguir clientes para a sua empresa.

Não existe nada pior do que ter um site ou aplicação web renderizada de forma incorreta, principalmente em dispositivos móveis. Provavelmente você vai perder clientes se não agir para tornar o seu site responsivo.

 

O que veremos neste Laboratório?

Neste primeiro vídeo, eu vou apresentar a ferramenta que faz parte do browser Google Chrome.  Esta ferramenta pode ser acessada via menu [Ferramentas do Desenvolvedor] e vai permitir a realização de testes responsivos, emulando inúmeros dispositivos, seja um PC, Notebook, tablet e celular.

Usando esta ferramenta, você vai conseguir simular o comportamento de seu site ou aplicação web nos diversos dispositivos e validar se o mesmo é responsivo ou não.  Se for responsivo, meus parabéns, você está no caminho certo.  Se não for responsivo, você terá a oportunidade de identificar o problema e trabalhar no seu projeto para torná-lo responsivo de uma vez por todas :-)

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

Conclusão

No Post de hoje [Ferramentas para Teste Responsivo] apresentei a ferramenta incorporada ao browser Google Chrome, que permite realizar teste responsivo em qualquer site ou web app.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Bom divertimento :-)

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/3oqKnVtTVNk

Parceria: https://www.tubebuddy.com/pricing?a=sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

 

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?