Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Ferramentas para teste de API REST | Série Top 5 | Fiddler | SW9

Ferramentas para teste de API REST | Série Top 5 | Fiddler | SW9

Olá a todos. Sejam bem vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br)

Dando continuidade a série sobre [Ferramentas para teste de API REST], chegou a vez de conhecermos a ferramenta Fiddler.

Se você ainda não viu o primeiro Post-Vídeo da série intitulada [Ferramentas para teste de API REST | Série Top 5 | Introdução | SW9], eu recomendo que faça isso, pois neste Post-Vídeo de introdução eu apresento o objetivo desta série, a importância dos testes em APIs, abordagens de teste e a dinâmica da série.

[O que veremos neste Laboratório?]

Para este quarto laboratório vou apresentar os recursos da ferramenta Fiddler.  Para atingirmos este objetivo usaremos a API Pública da categoria [Musica]  que servirá como alvo de nossos testes.

[Mais Sobre a Ferramenta Fiddler]

Fiddler é uma ferramenta desktop bem conhecida por desenvolvedores web que permite debug web, acompanhar o tráfego http e https, analisar performance, testes de segurança, testes automatizados e testes de API.

É uma ferramenta gratuíta e disponível para Windows, Mac e Linux.

Neste laboratório veremos a parte da ferramenta que permite testes em API do tipo Rest, e para isso usaremos a API Pública Vagalume como alvo de nossos testes.

Deixarei na descrição do vídeo o link para acesso ao site Fiddler.

[Mais Sobre a API Pública chamada Vagalume]

A API que iremos testar é da categoria [Musica] e para quem quer integrar seu site ou projeto para obter informações sobre músicas, artistas, ranking e letras das músicas, esta é uma das melhores alternativas.

O Vagalume é o maior portal de musica do Brasil e para quem quiser trabalhar com esta gigantesca biblioteca o Vagalume disponibiliza uma API pública e gratuíta, onde será possível buscar letras de músicas, artistas, musica, albuns, discografia, noticias, ranking vagalume, imagens dos artistas e rádios.

[Um Pouco mais Sobre a API]

Processo de autorização

Apesar de existir um comunicado no site informando que é obrigatória a criação de uma chave (API Key), tentamos criá-la sem sucesso.

O que tudo indica esta funcionalidade não foi implementada, sendo assim, vamos fazer todas as nossas requisições sem utilizá-la.

[Captcha Rate Limit]

O Vagalume é constantemente alvo de “robôs” na Internet. Para proteger o conteúdo deles foi necessário implementar um limite de requisições do mesmo IP por algum tempo.

A forma escolhida para a proteção é o controle por captcha.

Para resolver o captcha, basta mostrar a imagem do captcha_img (sempre utilize a URL informada, não monte a URL pois o ‘key2′ pode mudar no futuro) e pedir para o usuário fazer a requisição.

Importante:

A API Vagalume só ativa a proteção por captcha em chamadas que retornam as letras de músicas.  Portanto, se usar em suas chamadas o parâmetro [nolyrics = 1], as letras das músicas não serão retornadas e por consequência, a verificação por captcha não será requerida pela API.

[Quais operações iremos testar?]

Considerando o grande número de recursos disponibilizados pela API, teremos que eleger o que iremos testar neste laboratório, já que seria necessário muito tempo para apresentar todos os recursos.

Vamos então testar os seguinte recursos:

1- Letras de música: vamos retornar letras de músicas de acordo com os parâmetros de pesquisa (artista e titulo da musica (opcional)). Pesquisaremos também por albúns, artistas, musicas relacionadas e ranking do artista.

2- Busca em geral: faremos busca por [artista, excerpt, artista/musica, album].

Parâmetros de pesquisa:

q = termo

limit = limite de pesquisa (se não for informado retorna 4 por padrão)  valor máximo que pode ser informado = 10

3- HotSpot: hotspot é uma seção do site vagalume que fica disponível na página principal e é atualizada diariamente com novidades de clipes, músicas e conteudos relevantes para os usuários.

Bom pessoal, agora chegou o momento de assistirem o vídeo e aprender um pouco mais sobre a ferramenta Fiddler e a API Vagalume.

Vou disponibilizar em minha área de downloads uma listagem com dezenas de APIS Públicas. Como faço para localizar esta listagem na área de Downloads? É bem simples. Após conseguir o acesso a área de downloads (instruções no final do Post), procurar pela pasta “/APIS PUBLICAS” e localizar o arquivo [Lista de APIs Publicas.txt].

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No Post de hoje [Ferramentas para Teste de API REST] apresentei a ferramenta Fiddler e utilizei a API Pública Vagalume como alvo de nossos testes (processo de descoberta).

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Bom divertimento :-)

Para baixar a lista de APIs públicas, basta clicar no link [Quero Ter Acesso a Área de Downloads], informar o seu melhor e-mail e automaticamente você terá acesso ilimitado na minha área de downloads. Dentro da minha área de downloads, procurar pela pasta “/APIS PUBLICAS” onde vai encontrar um arquivo no formato .txt

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites] – https://goo.gl/QsLPph

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

API Vagalume: https://api.vagalume.com.br/

Fiddler: https://www.telerik.com/fiddler

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/YmOBgBIcBzk

Parceria: https://www.tubebuddy.com/pricing?a=sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?