Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Ferramentas para teste de API REST | Série Top 5 | Introdução | SW9

Ferramentas para teste de API REST | Série Top 5 | Introdução | SW9

Olá a todos. Sejam bem vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br)

Hoje darei início a uma nova série para falarmos sobre ferramentas de teste para APIs do tipo REST.

[O que veremos neste POST?]

Neste primeiro Post da série, farei uma introdução a respeito de teste de API do tipo REST. Falarei sobre o objetivo da série, qual a importância do processo de teste de uma API, qual a abordagem que faremos sobre o processo de teste, o uso de ferramentas de teste e o que veremos nos próximos Posts da série.

O principal objetivo desta introdução é deixar claro o que veremos e não precisar repetir este mesmo conteúdo nos demais Posts, desta forma teremos mais tempo para focar nos laboratórios que veremos a partir do segundo Post.

[Qual o objetivo desta série?]

O Principal objetivo desta série é apresentar 5 ferramentas usadas para teste de API do tipo REST.  Eu apresentarei uma ferramenta de teste a cada novo Post.

[A Importância do Teste]

Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que um projeto bem planejado inclui “ondas” de teste. Sejam teste unitários, testes de interface, testes integrados, etc.

No caso de construção de API a mesma regra também deve ser aplicada. Hoje existem várias ferramentas no mercado que dão suporte e nos permitem construir testes para APIs.

Eu tenho em mente duas abordagens para tratar deste assunto.  A primeira seria o processo de mapeamento e construção de testes automatizados. Neste abordagem, por exemplo, podemos incluir uma etapa automática, anterior a etapa de deploy, que fará os testes de acordo com o cenário de testes que você construiu.

A outra abordagem, que complementa a primeira, é usar o processo de testes para mapear todas as entradas e saídas, e o melhor, usar o teste como um processo de descoberta, com o objetivo de conhecer como a API funciona, principais recursos, medir a capacidade de transações que ela suporta e assim por diante.

Nesta série, vamos tratar apenas da segunda abordagem, e para entender um pouco melhor a importância dela vou dar um exemplo prático:

Imagina que para o seu projeto você precisa incluir alguma funcionalidade de pesquisa de CEP. Em um primeiro momento você, ou seu time, podem pensar em criar algo do zero (em resumo, tentar reinventar a roda).  No meu caso, eu iniciaria um processo de pesquisa por alguma API já disponível no mercado.

É nesse cenário que entra a segunda abordagem.  Após pesquisar e encontrar uma provável API pública que tem aderência com o que eu preciso, entra a fase de testes desta API.  Neste processo, eu começo a testar os recursos da API, aprender as principais funcionalidades, testar retornos com erro, mapear os códigos de erro retornados pela API e, se for necessário, realizar alguns testes de carga.  Ao término deste processo de descoberta, eu terei total condição de definir se a API escolhida tem total aderência ao meu projeto e as minhas necessidades, se terei que procurar outra API ou até mesmo construir a minha.

[Como será a dinâmica da série?]

Após a introdução,  os próximos Posts serão no formato Hands On.  Para cada ferramenta de teste apresentada, eu vou eleger uma API Pública diferente que será o alvo de nosso teste.

Desta forma, teremos contato com a ferramenta de teste e também aprenderemos sobre o funcionamento da API Pública eleita como alvo.

Falando agora em números, ao longo da série passaremos por 5 ferramentas de teste diferentes e conheceremos 5 APIs públicas diferentes.

Bom Pessoal, agora chegou a hora de assistir ao vídeo que preparei.  Bons estudos.

Ah, já estava me esquecendo. Vou disponibilizar em minha área de downloads uma listagem com dezenas de APIS Públicas.  Como faço para localizar esta listagem na área de Downloads?  É bem simples.  Após conseguir o acesso a área de downloads (instruções no final do Post), procurar pela pasta “/APIS PUBLICAS” e localizar o arquivo [Lista de APIs Publicas.txt].

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

No Post de hoje [Ferramentas para Teste de API REST] fiz uma introdução sobre testes de APIs do Tipo REST, abordei como será conduzida esta série, qual o objetivo e o que veremos nos próximos Posts.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que em breve teremos mais novidades.

Bom divertimento :-)

Para baixar a lista de APIs públicas, basta clicar no link [Quero Ter Acesso a Área de Downloads], informar o seu melhor e-mail e automaticamente você terá acesso ilimitado na minha área de downloads. Dentro da minha área de downloads, procurar pela pasta “/APIS PUBLICAS” onde vai encontrar um arquivo no formato .txt

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites]

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/DibZI8f1ifA

Parceria: https://www.tubebuddy.com/pricing?a=sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?