Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Como Criar uma API REST em Poucos Minutos Usando API PLUG, PHP e Laravel | Aula 1 | SW9

Como Criar uma API REST com PHP Em Poucos Minutos – Aula 1 | SW9

Olá a todos. Sejam bem vindos ao Canal e Blog SW9 (http://blog.sw9.com.br)

Abordarei um novo assunto a partir deste vídeo. Desta vez o tema será Como Criar uma API REST com PHP Em Poucos Minutos | Aula 1.

[O que veremos neste vídeo?]

Nesta aula vou apresentar uma forma rápida de criar uma API REST com PHP usando o serviço API PLUG. Conheci este serviço API PLUG a alguns meses atrás e achei ele útil para o que eu precisava naquele momento. Um dos objetivos deste serviço é permitir a criação de APIs REST. Basicamente o que precisamos fazer (bem a grosso modo mesmo) é informar uma base de dados (MySQL, Mongo ou Postgress), o tipo de linguagem Backend desejado e pronto o serviço API PLUG se encarrega de gerar a o código da API. Vale destacar duas características interessantes deste serviço. A primeira delas é a geração de documentação da API de forma automática. O API PLUG utiliza o framework Swagger para isso. A segunda se refere a customização. Podemos customizar todo o código gerado pelo serviço, seja dentro da própria ferramenta ou a partir da IDE de desenvolvimento de sua escolha.

Bom, mas vamos ao que realmente interessa. Após uma breve introdução do serviço API PLUG, agora vamos partir para a construção do nosso projeto.

[O que vamos precisar ?]

Para iniciar e prosseguir com o nosso projeto, nós vamos precisar de:

1- Criar uma Conta Gratuíta no Serviço API PLUG;

2- Criar uma Conta Gratuíta no serviço CodeAnyWhere. Porque vou precisar deste serviço? Para o projeto eu vou usar esta IDE de desenvolvimento na Nuvem. Para quem não conhece o CodeAnyWhere, eu tenho uma playlist onde apresento e explico como usar os principais recursos. Não é obrigatória a utilização do CodeAnyWhere, voce pode usar a IDE de sua preferência. Mas vai uma preciosa dica: Para o processo de aprendizado eu recomendo fortemente utilizar o mesmo ambiente que vou utilizar, depois que voce entender, aprender você terá mais segurança para usar o ambiente que mais está acostumado a usar. Outro ponto determinante que me fez escolher o CodeAnyWhere foi a diversidade de templates disponíveis. No nosso caso, usaremos o template PHP + Laravel usando o sistema operacional Ubuntu.

3- Banco de Dados MySQL. A Nossa API fará uso do banco MySQL. Neste ponto que entra novamente a importância do CodeAnyWhere, pois o template que vamos usar para o projeto já possui MySQL e PHPMyAdmin instalados.

Apresentados os principais pré-requisitos, agora daremos os primeiros passos na construção da API.

[Construindo a API]

O serviço API PLUG nos guia durante o processo de criação da API Rest, seguindo um workflow pré-definido.  As Etapas que vamos usar são:

1- Data: Aqui nós vamos selecionar o banco de dados e carregar o nosso script.

2- Design: Aqui abre a possibilidade de escolher os nosso EndPoints e Customizá-los.  Mas o que seria um EndPoint? De forma simplista, seria a implementação de cada operação disponível em uma API do Tipo REST.  Basicamente teremos os EndPoints GET, POST, PUT e DELETE.

3- Generate: Chegou a hora de escolher qual será a linguagem de nossa API.  No nosso caso escolheremos PHP usando o Framework Laravel.

4- Deploy: Neste momento escolheremos a forma de deploy. No nosso caso vamos escolher a geração de pacote no formato .Zip

Nesta primeira aula veremos as etapas 1, 2, 3 e 4 de forma detalhada e na prática.

Agora chegou o momento de assistir este primeiro vídeo e acompanhar em detalhes todo o processo.  Vou disponibilizar em minha área de downloads o script de criação da tabela que iremos usar no projeto.  Como faço para localizar o script na área de Downloads?  É Bem simples.  Após conseguir o acesso a área de downloads, procurar pela pasta “/API PLUG/PHPLARAVEL” e localizar o arquivo produto.sql.

Na próxima aula [Como Criar uma API REST com PHP Em Poucos Minutos] vou disponibilizar o projeto completo em minha área de Downloads. Fiquem antenados. :-)

Aprenda HTML 5 e CSS 3

Comece a criar Sites Com o Melhor do HTML 5 e CSS 3
Curso Relacionado

[Conclusão]

Na aula de hoje [Como Criar uma API REST com PHP Em Poucos Minutos] você ficou sabendo quais são os pré-requisitos para criar uma API Rest com PHP e Laravel usando o serviço API PLUG. Seguimos o workflow exigido pelo serviço, criando primeiro, o nosso banco de dados e tabela no MySQL, na sequencia carregamos o script MySQL no API PLUG, em seguida fizemos alguns ajustes nos EndPoints e por último geramos o código da API e o pacote para deploy em formato .Zip.

Bom, por hoje é só. Aproveitem o vídeo e bons estudos. Fiquem antenados, que na próxima aula darei continuidade ao nosso projeto.

Atenção: Na última aula (Aula 2), vou disponibilizar o código fonte do projeto, basta clicar no link [Quero Ter Acesso a Área de Downloads], informar o seu melhor e-mail e automaticamente você terá acesso ilimitado na minha área de downloads. Bom divertimento :-)

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

[Links úteis]

Curso Relacionado: [Aprenda HTML 5 e CSS 3 e Comece a Criar Seus Próprios Sites]

API PLUG: https://apiplug.com/

CodeAnyWhere: https://codeanywhere.com

PostMan: https://chrome.google.com/webstore/detail/postman/fhbjgbiflinjbdggehcddcbncdddomop

RestLet Client: https://chrome.google.com/webstore/detail/restlet-client-rest-api-t/aejoelaoggembcahagimdiliamlcdmfm?hl=pt-BR

Playlist CodeAnyWhere: https://www.youtube.com/watch?v=Uk0qnSm_1_k&list=PLtluGZbI5ESgCDHl60CLs5xYeXYW2ZWGm

Área de Downloads: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: https://youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/HPLg7WFPv18

Parceria: https://www.tubebuddy.com/pricing?a=sw9brl

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?