Blog SW9

Desenvolvimento Web e Híbrido na prática.
Tome um café, concentre-se, codifique. (งツ)ว

Concurrently | Rodando Comandos de Forma Concorrente – Run multiple commands concurrently


Concurrently | Rodando Comandos de Forma Concorrente – Run multiple commands concurrently

Olá Pessoal. Sejam bem vindos ao Canal e Blog SW9

No vídeo de hoje falarei sobre uma ferramenta que conheci recentemente, e que me ajudou bastante nos meus projetos.

Em alguns projetos que publiquei aqui no meu canal e no meu blog, uso mais de um servico que precisa ser iniciado antes que o meu web App fique no ar e funcione corretamente.

No meu caso, para o meu Web App ser publicado eu precisava iniciar um HTTP Server (no caso o Lite Server) e na sequencia iniciar o Json Server para subir o serviço de Fake Rest API.

Se fosse para fazer do jeito tradicional, eu teria duas possibilidades para subir estas minhas dependências.

A primeira seria abrir dois terminais. No primeiro terminal eu executaria o comando [lite-server] para subir o servidor HTTP e no segundo terminal eu executaria o comando [json-server –watch db.json].

O grande problema é que teria que ficar gerenciando os terminais, e olha que estou falando de apenas duas dependências que preciso executar. Já pensou se tivermos um Web App que precise executar mais de 3 comandos?

A segunda possibilidade seria executar os dois comandos em apenas um terminal. Ficaria da seguinte forma: [npm run lite-server & npm run json-server].
Esta forma até seria interessante, mas se um determinado serviço parar, o outro permanecerá rodando. Neste caso, teremos um problema para ficar gerenciando os processos em execução.

[Apresentação]

Foi a partir deste cenário que encontrei ferramenta chamada concurrently. Com ela é possível rodar múltiplos comandos de forma concorrente e caso ocorra algum problema com um determinado serviço, o outro será finalizado automaticamente.

Mas não é só isso, a ferramenta concurrently nos permite alterar o comportamento dos logs de cada comando que executamos, como por exemplo, exibir um prefixo no início de cada linha de log (um prefixo diferente para cada comando executado) e também definir uma cor para cada log.

Neste vídeo contarei em detalhes como instalar, configurar e utilizar a ferramenta concurrently. Aprendendo a utilizá-la, pode ter certeza que voce economizará um tempo precioso no seu dia a dia e poderá focar mais na codificação.

Aproveite o vídeo e bons estudos.

Como de costume, deixarei um link no final da descrição para baixarem o código fonte exemplo. O processo é bem simples, basta acessar o link, informar um e-mail válido e dentro de instantes receberá o link para acesso irrestrito em minha área de downloads.

O que estão esperando? Baixem agora mesmo o código fonte e bons estudos. :-)

Espero que gostem deste vídeo. Aproveito para pedir a participação de vocês no canal e blog, curtindo, compartilhando, dando sua opinião e se inscrevendo no canal e blog para receber as novidades em primeira mão.

Fiquem com Deus e até o próximo vídeo.

Links úteis:

Código Fonte: http://blog.sw9.com.br/acesso-area-de-downloads/

Meu Blog: http://blog.sw9.com.br

Meu GitHub: https://sw9brl.github.io/MyGitHubPage

Canal youtube: youtube.com/+sw9brl

Link do vídeo: https://youtu.be/OnT1lROg200

✔ Clique em gostei ✔ Compartilhe ✔ Inscreva-se

Tópicos Relacionados

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Paulo Eduardo
Geek desde criança, sempre me interessei por games, filmes e tecnologia. Sou graduado em engenharia da computação pela PUC Campinas. Possuo mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, com foco maior em desenvolvimento web, gestão de times e mais recentemente desenvolvimento mobile utilizando HTML e Javascript.

Termos como #backend, #frontend e #fullstack fazem parte do meu dia a dia.

Não deixe de acompanhar meu blog, canal youtube e meus produtos digitais.

Divirta-se e bons estudos. :-)
Paulo Eduardo on sabyoutubePaulo Eduardo on sabinstagramPaulo Eduardo on sabgithubPaulo Eduardo on sabfacebook
✌(◕‿-)✌ Tempo Limitado - Tenha acesso a nossa área de DownloadsClique Aqui - É Grátis
How to whitelist website on AdBlocker?